
quarta-feira, 17 de julho de 2013
O colaborador ideal na visão do chefe:
O colaborador ideal na visão do chefe:
Ao longo da vida profissional tenho desempenhado diversos papéis: executivo, consultor, empresário, entrevistador, entrevistado, colaborador e ... chefe.
E é na capacidade de quem ocupou cargos de chefia que escrevo estas linhas.
A experiência com diversos subordinados ao longo do tempo nos ensinou a distinguir os pontos que diferenciam um colaborador satisfatório de um colaborador que supera as expectativas e que, por sua contribuição diferenciada se destaca dos demais.
Eis as conclusões, em algumas linhas. Os 7 principais fatores que destacam um colaborador em uma equipe:
- Alinha-se rapidamente com a lista de prioridades do chefe, mesmo quando as prioridades mudam rapidamente;
- Capta em alguns meses os valores da empresa, a visão do chefe e passa a atuar em situações novas baseado nestes valores e visão;
- Cumpre as metas e os deadlines acordados, ou quando não pode cumprir, procura o superior com antecedência para um realinhamento de metas ou prazos, não se deixando pegar em situações de prazos estourados ou de não entrega do combinado.
- Entende que na vida empresarial você investe e você recebe, não se focando apenas no que espera ou acredita que deveria receber.
- Questiona o chefe quando não concorda, de forma a não se tornar um mero clone, mas um ser pensante e autônomo que busca novas soluções e caminhos, contribuindo para o enriquecimento estratégico e operacional da empresa;
- É alguém que “empurra” o chefe em determinadas ocasiões, e não alguém que precisa ser “empurrado” pelo chefe com frequência;
- Não se deixa levar no dia a dia apenas pelos assuntos urgentes (importantes ou não) como muitos. Entende a importância dos assuntos classificados como “importantes mas não urgentes”, que se não forem feitos hoje sempre dá para esperar um pouquinho, mas que quando feitos mudam o futuro e os destinos da empresa.
Claro que não pretendo ser unilateral aqui e expor uma lista de exigências aos colaboradores, sem a devida contrapartida. Uma relação profissional saudável implica no fornecimento de condições mínimas obrigatórias aos colaboradores como remuneração compatível, ambiente de respeito, clareza de comunicação e objetivos e treinamento. E por fim, um plano de crescimento de responsabilidades e de remuneração atrelado ao desempenho do colaborador.
Veja seleções abertas e notícias sobre desenvolvimento de carreiras no UOL Empregos. Clique aqui
Ao longo da vida profissional tenho desempenhado diversos papéis: executivo, consultor, empresário, entrevistador, entrevistado, colaborador e ... chefe.
E é na capacidade de quem ocupou cargos de chefia que escrevo estas linhas.
A experiência com diversos subordinados ao longo do tempo nos ensinou a distinguir os pontos que diferenciam um colaborador satisfatório de um colaborador que supera as expectativas e que, por sua contribuição diferenciada se destaca dos demais.
Eis as conclusões, em algumas linhas. Os 7 principais fatores que destacam um colaborador em uma equipe:
- Alinha-se rapidamente com a lista de prioridades do chefe, mesmo quando as prioridades mudam rapidamente;
- Capta em alguns meses os valores da empresa, a visão do chefe e passa a atuar em situações novas baseado nestes valores e visão;
- Cumpre as metas e os deadlines acordados, ou quando não pode cumprir, procura o superior com antecedência para um realinhamento de metas ou prazos, não se deixando pegar em situações de prazos estourados ou de não entrega do combinado.
- Entende que na vida empresarial você investe e você recebe, não se focando apenas no que espera ou acredita que deveria receber.
- Questiona o chefe quando não concorda, de forma a não se tornar um mero clone, mas um ser pensante e autônomo que busca novas soluções e caminhos, contribuindo para o enriquecimento estratégico e operacional da empresa;
- É alguém que “empurra” o chefe em determinadas ocasiões, e não alguém que precisa ser “empurrado” pelo chefe com frequência;
- Não se deixa levar no dia a dia apenas pelos assuntos urgentes (importantes ou não) como muitos. Entende a importância dos assuntos classificados como “importantes mas não urgentes”, que se não forem feitos hoje sempre dá para esperar um pouquinho, mas que quando feitos mudam o futuro e os destinos da empresa.
Claro que não pretendo ser unilateral aqui e expor uma lista de exigências aos colaboradores, sem a devida contrapartida. Uma relação profissional saudável implica no fornecimento de condições mínimas obrigatórias aos colaboradores como remuneração compatível, ambiente de respeito, clareza de comunicação e objetivos e treinamento. E por fim, um plano de crescimento de responsabilidades e de remuneração atrelado ao desempenho do colaborador.
Veja seleções abertas e notícias sobre desenvolvimento de carreiras no UOL Empregos. Clique aqui
8 comportamentos que levam às piores ciladas de carreira
Conscientemente ninguém as busca, mas vira e mexe muitos profissionais se veem em situações que consideram verdadeiras ciladas de carreira. "Muito do que ocorre é por falta de vivência corporativa", diz a coach Mariella Gallo.
E, segundo ela e o coach Homero Reis, comportamentos e atitudes inadequadas contribuem e muito para que muita gente caia em uma ou mais ciladas durante a vida profissional. Confira quais são, de acordo com os dois especialistas:
1 Confundir inocência e ingenuidade
"Inocente é quem não tem culpa, ingênuo é quem enxerga o mundo como a personagem da literatura Pollyana", diz Reis citando o clássico da literatura infanto-juvenil de mesmo nome.
Ou seja, considerar apenas as vantagens e o lado bom de tudo, sem ponderar riscos e desvantagens pode leva-lo a cair em ciladas. "Quando você entra em uma relação sem saber que existe um lado negro está se metendo em uma cilada", diz Reis.
Aceitar uma proposta de trabalho sem verificar desvantagens da movimentação, é um exemplo de uma cilada que decorre deste comportamento ingênuo, por exemplo. Dizer sim a um novo projeto sem verificar as implicações de aceitar esta nova responsabilidade é outra situação que pode acontecer quando só se leva em conta o lado cor-de-rosa .
2 Disponibilidade 24 horas
Estar sempre disponível para qualquer demanda que surja no escritório pode fazer com que você caia em uma armadilha. "Quando estou sempre disponível nunca me torno desejável", lembra Reis.
E, segundo ela e o coach Homero Reis, comportamentos e atitudes inadequadas contribuem e muito para que muita gente caia em uma ou mais ciladas durante a vida profissional. Confira quais são, de acordo com os dois especialistas:
1 Confundir inocência e ingenuidade
"Inocente é quem não tem culpa, ingênuo é quem enxerga o mundo como a personagem da literatura Pollyana", diz Reis citando o clássico da literatura infanto-juvenil de mesmo nome.
Ou seja, considerar apenas as vantagens e o lado bom de tudo, sem ponderar riscos e desvantagens pode leva-lo a cair em ciladas. "Quando você entra em uma relação sem saber que existe um lado negro está se metendo em uma cilada", diz Reis.
Aceitar uma proposta de trabalho sem verificar desvantagens da movimentação, é um exemplo de uma cilada que decorre deste comportamento ingênuo, por exemplo. Dizer sim a um novo projeto sem verificar as implicações de aceitar esta nova responsabilidade é outra situação que pode acontecer quando só se leva em conta o lado cor-de-rosa .
2 Disponibilidade 24 horas
Estar sempre disponível para qualquer demanda que surja no escritório pode fazer com que você caia em uma armadilha. "Quando estou sempre disponível nunca me torno desejável", lembra Reis.
6 dicas poderosas para falar bem em público
Para muitos profissionais a timidez é uma barreira no que tange falar em público, e apresentar um projeto à sua equipe, por exemplo, pode ser motivo de grande transtorno e aflição.
Entre as muitas habilidades exigidas pelo mercado de trabalho, com certeza, a comunicação assertiva destaca-se como uma das principais aptidões. E não é para menos, para ter sucesso na carreira também é necessário saber expressar-se bem, defender e apresentar ideias de forma clara e concisa.
Para muitos profissionais a timidez é uma barreira no que tange falar em público, e apresentar um projeto à sua equipe, por exemplo, pode ser motivo de grande transtorno e aflição. Entretanto, para não deixar que este medo seja um empecilho ao alcance de seus resultados, separei seis dicas poderosas.
Confira:
•Confie em si mesmo (a): Desenvolva sua autoconfiança, tenha pensamentos positivos e acredite em suas capacidades e conhecimentos sobre o assunto que irá apresentar. Programe-se mentalmente para ter êxito e sair-se bem na frente de todos.
•Conheça bem seu público: Para direcionar com assertividade sua comunicação é importante conhecer seu público. Isso permite falar com mais tranquilidade sobre o tema e usar recursos efetivos (slides, vídeos, gráficos) como apoio à sua mensagem.
•Organize sua apresentação: Construa sua apresentação de forma coesa, seguindo uma ordem com apresentação, desenvolvimento e conclusão. Isso é fundamental para não perder o foco, manter-se seguro e conseguir dar uma sequência lógica em sua explanação.
•Domine o assunto: Conheça bem o tema e treine sua apresentação, quantas vezes for preciso. Procure a técnica mais adequada para manter o contato com o público, tente interagir com as pessoas da plateia e seja simpático.
•Atenção aos erros de português: Além e dominar o conteúdo é muito importante dominar a forma correta no que tange a língua falada e escrita. Erros de português e concordância verbal devem ser evitados. Para isso, revise seu material antes de apresentá-lo e esteja sempre com a leitura em dia.
•Postura e tom de voz: Procure ficar tranquilo e manter uma postura confiante. Se isso, de início, não for possível, busque uma posição confortável e mantenha seu tom de voz num nível agradável. Nada de ficar curvado, evitar o contato visual ou falar muito alto ou muito baixo.
Lembre-se de direcionar sua fala e olhar aos seus ouvintes, desenvolvendo um campo relacional com eles. Comunique-se de forma natural e espontânea, assim, você se sentirá mais tranquilo e confortável durante a apresentação.
Após sua explanação, procure saber a opinião de pessoas de confiança sobre seu desempenho, sobre como foi sua atuação. Esse feedback realista é importante para identificar os pontos fortes, de melhoria e evoluir a cada nova oportunidade de falar em público.
Fique atento às nossas dicas, desenvolva ou mesmo aperfeiçoe sua capacidade de falar em público e boa sorte em suas apresentações!
Fonte: www.ibccoaching.com.br
Para muitos profissionais a timidez é uma barreira no que tange falar em público, e apresentar um projeto à sua equipe, por exemplo, pode ser motivo de grande transtorno e aflição. Entretanto, para não deixar que este medo seja um empecilho ao alcance de seus resultados, separei seis dicas poderosas.
Confira:
•Confie em si mesmo (a): Desenvolva sua autoconfiança, tenha pensamentos positivos e acredite em suas capacidades e conhecimentos sobre o assunto que irá apresentar. Programe-se mentalmente para ter êxito e sair-se bem na frente de todos.
•Conheça bem seu público: Para direcionar com assertividade sua comunicação é importante conhecer seu público. Isso permite falar com mais tranquilidade sobre o tema e usar recursos efetivos (slides, vídeos, gráficos) como apoio à sua mensagem.
•Organize sua apresentação: Construa sua apresentação de forma coesa, seguindo uma ordem com apresentação, desenvolvimento e conclusão. Isso é fundamental para não perder o foco, manter-se seguro e conseguir dar uma sequência lógica em sua explanação.
•Domine o assunto: Conheça bem o tema e treine sua apresentação, quantas vezes for preciso. Procure a técnica mais adequada para manter o contato com o público, tente interagir com as pessoas da plateia e seja simpático.
•Atenção aos erros de português: Além e dominar o conteúdo é muito importante dominar a forma correta no que tange a língua falada e escrita. Erros de português e concordância verbal devem ser evitados. Para isso, revise seu material antes de apresentá-lo e esteja sempre com a leitura em dia.
•Postura e tom de voz: Procure ficar tranquilo e manter uma postura confiante. Se isso, de início, não for possível, busque uma posição confortável e mantenha seu tom de voz num nível agradável. Nada de ficar curvado, evitar o contato visual ou falar muito alto ou muito baixo.
Lembre-se de direcionar sua fala e olhar aos seus ouvintes, desenvolvendo um campo relacional com eles. Comunique-se de forma natural e espontânea, assim, você se sentirá mais tranquilo e confortável durante a apresentação.
Após sua explanação, procure saber a opinião de pessoas de confiança sobre seu desempenho, sobre como foi sua atuação. Esse feedback realista é importante para identificar os pontos fortes, de melhoria e evoluir a cada nova oportunidade de falar em público.
Fique atento às nossas dicas, desenvolva ou mesmo aperfeiçoe sua capacidade de falar em público e boa sorte em suas apresentações!
Fonte: www.ibccoaching.com.br
Educopédia – uma plataforma de aulas digitais
A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e o Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, lançaram, em parceria, a Educopédia – uma plataforma de aulas digitais de cada disciplina, com material de suporte aos professores, planos de aula, jogos pedagógicos e vídeos, com o objetivo de tornar o ensino mais atraente e mobilizador para crianças e adolescentes, além de instrumentalizar o professor. Além disso, aEducopédia é mais uma alternativa para o reforço escolar e para os alunos que faltaram às aulas ou que não compreenderam o conteúdo ensinado.
O projeto, que conta com o apoio do Grupo de Informática Aplicada à Educação no Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, fornece um vasto material educativo online para alunos e professores da rede pública de ensino da cidade, que podem consultar essas informações de qualquer computador e a qualquer hora, através do endereço eletrônico www.educopedia.com.br.
As atividades da Educopédia incluem planos de aula de todas as disciplinas, de acordo com as orientações curriculares da Secretaria Municipal da Educação. O programa oferece uma opção rápida e fácil para professores que desejam integrar tecnologias à suas aulas. As disciplinas estão divididas em 32 aulas digitais, que correspondem às semanas do ano letivo.
Fonte: Blog Educação
O projeto, que conta com o apoio do Grupo de Informática Aplicada à Educação no Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, fornece um vasto material educativo online para alunos e professores da rede pública de ensino da cidade, que podem consultar essas informações de qualquer computador e a qualquer hora, através do endereço eletrônico www.educopedia.com.br.
As atividades da Educopédia incluem planos de aula de todas as disciplinas, de acordo com as orientações curriculares da Secretaria Municipal da Educação. O programa oferece uma opção rápida e fácil para professores que desejam integrar tecnologias à suas aulas. As disciplinas estão divididas em 32 aulas digitais, que correspondem às semanas do ano letivo.
Fonte: Blog Educação
quarta-feira, 3 de julho de 2013
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